quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Seja Rápido!

Jogo: Seja Rápido!
Material: Um bambolê para cada aluno.
Formação: Alunos espalhados pelo local
Desenvolvimento: Os alunos ficam correndo livremente pela quadra, e, ao som do apito, devem tentar posicionar-se dentro de um bambolê e ficar na posição que a professora falar. A cada rodada, um bambolê é retirado.

Toque nosso: Esse jogo é um variação da “dança das cadeiras”.

 Bjo

No apito eu faço

Jogo: No apito eu faço
Material: Apito
Formação: Alunos espalhados pelo local
Desenvolvimento: Os alunos ficam correndo livremente pela quadra e, ao ouvir o apito, devem executar o que é sugerido pela professora, ou pelos próprios alunos. Exemplos: 5 polichinelos, 10 pulos num pé só...

Toque nosso: Esse jogo também pode ser adequado aos projetos através dos movimentos, por exemplo, é um projeto sobre os animais, então os movimentos serão iguais aos dos animais,...

Bjo

Correndo pelos 4 cantos

Jogo: Correndo pelos 4 cantos
Material: 4 cones
Formação: Alunos dispostos em duas colunas.
Desenvolvimento: Ao sinal da professora, os dois primeiros alunos saem correndo, em sentindo contrário, e contornam o quadrado formado pelos cones. Quando retornar, encosta na mão do segundo aluno para que ele inicie o percurso. Vence a equipe que conseguir fazer todos os participantes percorrem mais rápido

Toque nosso: Uma variação legal é fazer com que, no momento do encontro dos dois alunos, no meio do percurso, eles deverão se cumprimentar...

Bjo

Pula Carniça


Jogo: Pula Carniça
Material: Não requer
Formação: Alunos em coluna
Desenvolvimento: O primeiro aluno se abaixa, o segundo pula por cima dele e, dando um espaço, se abaixa também, o terceiro pula sobre os dois e dica na mesma posição, e assim sucessivamente, até que todos os alunos tenham pulado por sobre os colegas..

Toque nosso: Não é um jogo que pode ser executado por qualquer aluno, perceba os limites físicos de cada um antes de propor esse jogo!

Bjo

Pega-Pega (versão 4)

Jogo: Pega-Pega (versão 4) ou Corrente Pegadora
Material: Não requer
Formação: Alunos espalhados pela quadra.
Desenvolvimento: Um aluno é escolhido para iniciar a atividade e os demais fogem dele. Quem for pego junta-se ao pegador, formando uma corrente

Toque nosso: Pode-se começar com dois ou mais pegadores, ou num determinado momento, a corrente se divide.
Bjo

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pega-Pega (versão 3)

Jogo: Pega-Pega (versão 3) ou Rápido Galera

Material: Não requer

Formação: Alunos divididos em três equipes

Desenvolvimento: Os alunos de duas equipes ficam em lados opostos da quadra, no meio, entre eles ficará a terceira equipe, que será a equipe pegadora. Ao sinal da professora, os alunos das duas equipes tentam trocar de lugar, passando pela equipe pegadora. Os jogadores pegos, aguardam fora da quadra. A equipe que for toda pega, passará a ser a equipe pegadora.



Toque nosso: Pode-se aplicar o jogo com um aluno pegador, e quem ele pegar, ajudará a pegar os demais colegas, ficando no meio!!!

Bjo


Gestofone

Jogo: Gestofone
Material: Não requer
Formação: Alunos em fila, de costas para a professora
Desenvolvimento: O primeiro aluno se vira para a professora, observa a seqüências de gestos que ela faz, vira-se para o colega do lado e repete os gestos, e assim sucessivamente, até que o último aluno da fila receba a “mensagem” e repete os gestos. Assim, a professora observa se a “mensagem” chegou corretamente.

Toque nosso: Cuidem quando forem aplicar o jogo, pois ele não pode ser feito perto de locais que reflitam a imagem dos alunos, porque assim os outros conseguirão ver os gestos antes de receber a “mensagem”

Bjo

Cadeira Voadora

Jogo: Cadeira Voadora
Material: Não requer
Formação: Alunos divididos em trios
Desenvolvimento: Dois alunos formam a cadeira para que o terceiro aluno sente. As equipes deverão passar por um circuito determinado anteriormente. A equipe que chegar primeiro, vence.

Toque nosso: Um joguinho para aqueles dias chatos!!!

Bjo

Pega-Pega (versão 2)


Jogo: Pega-Pega (versão 2) ou Proteja o colega
Material: Não requer
Formação: Alunos separados em equipes, dispostos em colunas, sendo que o primeiro componente fica de frente para os demais.
Desenvolvimento: O aluno que está de frente para a coluna tenta pegar o último da coluna, o qual deve ser defendido pelos seus colegas, sem que a coluna se desfaça, apenas se deslocando uniformemente.

Toque nosso: Uma das versões do pega-pega!

Bjo

Pega-Pega (versão 1)

Jogo: Pega-Pega (versão 1)
Material: Não requer
Formação: Alunos espalhados pela quadra, um aluno será o pegador.
Desenvolvimento: O aluno pegador tentará pegar os outros enquanto eles fogem. Pegando outro colega, esse passará a ser o novo pegador. O jogo finaliza quando a professora determinar.

Toque nosso: O bom e velho (pra mim, pelo menos) jogo do pega-pega.

Bjo

Pisa na Ponte


Jogo: Pisa na Ponte
Material: 2 folhas de jornal para cada aluno.
Formação: Alunos divididos em equipes.
Desenvolvimento: Cada aluno recebe duas folhas de jornal, ao sinal da professora, o primeiro aluno de cada equipe coloca uma das folhas de jornal no chão, coloca-se sobre ela e posiciona a segunda folha no chão, passando de uma folha para a outra, até chegar ao outro lado da quadra. Quando o primeiro aluno chegar, o segundo pode começar o trajeto. Vence a equipe que estiver com todos os integrantes do outro lado da quadra.

Toque nosso: Jogo de competição, podendo ser utilizado em gincanas. O jogo pode ser feito com deferentes materiais no lugar do jornal, pode ser feito em duplas: enquanto um se desloca, o outro posiciona as folhas de jornal,...

Bjo

Ginástica Ecológica

Jogo: Ginástica Ecológica
Material: Não requer.
Formação: Alunos espalhados pela quadra.
Desenvolvimento: A professora sugere aos alunos que imitem vários animais, de preferência que se locomovam de formas bem diferenciadas. Por exemplo: jacaré, macaco, pássaro, elefante, leão, sapo, tartaruga, etc...

Toque nosso: Jogo temático, bom para adequar aos projetos!!!



Bjo

Jogos para Dias de Sol



Pela Primavera
Fica tudo florido.
O sol acorda Paisagens adormecidas

O ar está cálido:
Abrem-se as flores
E os grilos cantam
Em alvoroço.

As abelhas cantam
“Levantem a barreira”.
Passe, por favor,
D. Primavera!

Voam borboletas
Por caminhos verdes.
Foi-se embora Inverno
E ele é quem perde!

Vai e Vem


Jogo: Vai e Vem
Material: Não requer.
Formação: Alunos dispostos sobre uma linha, em um dos lados da quadra.
Desenvolvimento: Ao sinal da professora, os alunos se deslocam de um lado ao outro da quadra, realizando movimentos previamente determinados pela professora e (ou) pelos próprios alunos. Por exemplo: elevando os joelhos, saltitando, rastejando, andando na ponta dos pés,...

Toque nosso: Esse jogo pode ser utilizado várias vezes, variando com músicas; com a metade da turma saindo de um lado e a outra do outro lado, trocando de lugar;... Também pode ser feito na sala de aula.

Bjo

Brincando com as mãos

Jogo: Brincando com as mãos
Material: Não requer.
Formação: Alunos sentados em seus lugares.
Desenvolvimento: A professora inicia a brincadeira dando algumas ordens para os alunos, por exemplo:
- levantar a mão direita.
- colocar a mão esquerda na cabeça.
- colocar as duas mãos debaixo da mesa.
- esconder a mão esquerda.
- levantar os braços para o alto.
- segurar a mão do colega de trás.
E assim por diante, variando sempre as ordens. Pode-se combinar antes com os alunos, que aqueles que errarem, devem pagar uma prenda, ou ficar sem jogar por uma rodada.

Toque nosso: Esse jogo é bem pra acalmar a turma, e para os alunos já irem se ajeitando nos lugares.

Bjos

O mestre

Jogo: O mestre
Material: Não requer.
Formação: Alunos em pé, espalhados pela sala de aula.
Desenvolvimento: A professora solicita que um aluno saia da sala, que será o observador, enquanto sorteia quem será o mestre. Depois de escolhido o mestre, a professora chama o observador para iniciar a brincadeira. 
Todos iniciam o jogo, coçando a cabeça com as duas mãos. O mestre deve ir, a cada momento, mudando os gestos, para que todos o imitem, sem deixar que o observador perceba quem ele é. O observador tem que descobrir quem é o mestre. Se descobrir, ele escolhe quem será o novo observador. 



Toque nosso: É uma variação do policia e ladrão, ou detetive, é bom para os dias de chuva ou também para aquela turma com dificuldades de atenção.

Bjos!

Jogos para Dias de Chuva

A CHUVA

A chuva caindo lá fora
quanto bem irá fazer.
Sorrindo, os alunos da escola
as plantas verão crescer

Os alunos na escola
não se aborrecem com a chuva caindo,
pois a educação física na sala
divertida vem surgindo.

O sol nos dá a vida
e a tudo faz brilhar,
e a chuva abençoada
faz a terra refrescar!

Pages